quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Centenário de Ary Pinheiro e 67 anos território

Do Blog do Sérgio Ramos http://www.sergioramos.com.br/
 
HOMENAGEM

O centenário do médico, etnólogo, escritor e arqueólogo Ary Tupinambá Pena Pinheiro e o 67º ano de criação do Território Federal do Guaporé, serão os temas da próxima atividade da Academia de Letras de Rondônia, ACLER.
As inscrições serão abertas na semana que vem e o evento vai acontecer a partir das 19  horas do dia 13 setembro, no Teatro Banzeiros, estando na programação três palestras, conforme anunciou a ACLER.
Nascido no Estado do Pará, o médico Ary Pinheiro, que desde 1981 é o patrono do Hospital de Base, veio para Porto Velho na década de 1930, onde se estabeleceu, não limitando-se apenas à medicina, mas passando também para os campos da pesquisa etnológica e arqueológica, sendo que o seu acervo, após seu falecimento, foi entregue ao Governo do Estado.
Sobre sua figura e seu trabalho, a ACLER está programando duas palestras, uma sobre o personagem, a ser feita pela acadêmica Yeda Pinheiro Borzacov, e outra acerca sobre suas pesquisas, com um palestrante convidado.
A discussão sobre os 67 anos do Território, que em 1981 foi considerado extinto com a criação do Estado, deverá ser abordado sob o tema "A importância do Território Federal para o Brasil conhecer e assumir a região do hoje Estado de Rondônia", a ser apresentado pelo professor e historiador Walfredo Tadeu.
Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

escola,joaobento,interagindo,jbc