quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Mais uma vez Escola Pública - JBC - começa a mostrar resultados positivos devido ao Projeto Terceirão


Alunos do Colégio João Bento fazem História no Acre


           
            A UFAC, Universidade Federal do Acre, divulgou nesta semana o resultado do seu último Concurso Vestibular. Diferentemente de anos anteriores, mas já mostrando uma forte tendência de muita procura, o Concurso Vestibular da UFAC/2011 teve nesta sua última edição vários vestibulandos de outros estados, principalmente de Rondônia.  A Escola João Bento da Costa, líder absoluta dentre as escolas públicas do nosso Estado, em aprovações no vestibular da UNIR, a Universidade Federal de Rondônia, também se fez representar por vários alunos do Projeto Terceirão no concorrido vestibular do nosso vizinho Estado. Cursos como Medicina, Engenharia Florestal, Engenharia Civil e Medicina Veterinária foram os mais concorridos naquela Instituição de Ensino Superior.
            Porém os alunos do JBC demonstraram na prática o real valor deste Projeto e não fizeram por menos. Lucas Francisco de Souza foi aprovado em Medicina Veterinária, Railson Rigamonte Liza em Saúde Coletiva, Guilherme Piassa Ferreira em Engenharia Civil, Ruan de Souza Matos em Engenharia Florestal e Thiego Maia de Menezes, ex-aluno do JBC, conseguiu a tão sonhada aprovação no concorrido curso de Medicina daquela universidade pública.
            É importante ressaltar que estas aprovações não aconteceram por acaso. O aluno Ruan de Souza, por exemplo, de uma das turmas da tarde do João Bento, ficou em segundo lugar no seu curso, enquanto Thiego Menezes, num feito inédito, superou todos os seus concorrentes e alcançou nada menos do que o Primeiro Lugar no curso de Medicina da UFAC. "Primeiramente devo agradecer a Deus, aos meus familiares e aos professores do JBC, que foram bastante importantes para este grande feito", frisou o mais novo acadêmico de Medicina.
             Thiego enfrentou uma concorrência de quase 1.800 candidatos para apenas 40 vagas. Mais de 44 candidatos por vaga. Ele fez também o vestibular para Medicina na UNIR e também espera ser aprovado já que também se preparou em um cursinho. "Estudar mais perto de casa junto aos familiares é mais tranqüilo", finalizou. Residente no Bairro Eletronorte, zona sul da capital, Thiego é oriundo de família humilde e completa, junto com o Ruan e tantos outros "feras", o extenso time de alunos vencedores que já passaram pelo Projeto Terceirão do Colégio João Bento da Costa. "Quero o meu nome escrito no muro do colégio e com o destaque merecido: 1º lugar em Medicina na UFAC", exigiu o acadêmico Thiego ao diretor Suamy Lacerda do JBC.
            O professor Suamy acredita que vai faltar espaço nos muros da Escola professor João Bento da Costa para colocar tantos nomes de alunos aprovados em vestibulares pelo Brasil afora neste ano de 2010. "Esperamos para janeiro próximo uma aprovação de pelo menos 150 alunos somente no vestibular da UNIR. Temos também vários alunos concorrendo pelo PROUNI e ainda muitos outros, a exemplo destes que foram aprovados no Acre, que fazem vestibulares em várias outras universidades públicas do Brasil", completou o Diretor. "O sucesso do Thiego, do Ruan, do Cristiano Danúbio, da Gabriele Veiga, também alunos de Medicina e de tantos outros, é o sucesso da família JBC e de um trabalho que só alegrias tem dado a Porto Velho e ao Estado de Rondônia", concluiu Suamy.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Suamy Lacerda - Diretor JBC receberá Medalha de Mérito Marechal Rondon

A Medalha de Mérito Marechal Rondon para o Estado de Rondônia foi criada através de Projeto de Lei, de autoria do executivo estadual, e aprovada na Assembléia Legislativa (Ale), para homenagear pessoas ou instituições nacionais e estrangeiras que tenham se destacado pela notoriedade do saber ou com relevantes serviços prestados ao Estado.

Desse modo foi que em 1982,foi instituída a Comenda que tem como seus ícones maiores a Cruz dos Templários, a efígie de Rondon e o contorno estelar do Real Forte Príncipe da Beira.Essa tríade representa a fé,coragem e a História,pilares sobre os quais se assentou o desenvolvimento e progresso de Rondônia.Por quase três décadas, a Ordem do Mérito Marechal Rondon enalteceu com justiça rondonienses que trabalharam com idoneidade,civismo,entusiasmo ,otimismo e respeito ao próximo.Neste ano o Diretor da Escola Estadual Prof. João Bento da Costa – Sr. SUAMY VIVECANANDA LACERDA DE ABREU será um dos homenageados  no próximo dia 22/12/2010 sendo indicado por vários segmentos da sociedade que reconhecem o brilhante trabalho efetivado na área da Educação no Estado de Rondônia com a implantação do Projeto Terceirão em sua administração fazendo a inclusão de alunos carentes da comunidade nas Universidades Federais do país e nas faculdades Privadas através do PROUNI. Um trabalho digno de respeito e da maior condecoração do Estado,embora já tenha sido agraciado com diversos prêmios no decorrer de sua gestão naquela Instituição de Ensino.

Suamy V.L. de Abreu mostrou de forma surpreendente junto com sua equipe que a diferença pode acontecer no âmbito das  Escolas Públicas, pois em 08 (oito) anos à frente da Direção daquela Escola juntamente com Elba Cerquinha  enceram seus trabalhos em 2010 com uma média de 1.200 (um mil e duzentos) alunos aprovados para as Universidades Federais e pelo Prouni e cerca de 1.500 com o FIES sem contar ainda os que serão aprovados neste ano,visto que o resultado só sairá em final de janeiro/2011.

Suamy V.L. de Abreu é um vencedor e encerra sua administração com chave de ouro recebendo a Medalha Mérito Marechal Rondon no próximo dia 22.

Parabéns Prof. Suamy!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

ENEM - Estudantes prejudicados farão prova dia 15/12

Estudantes prejudicados por erros farão novas provas em 15 de dezembro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” comunica que as novas provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, para os alunos que foram prejudicados por erros de impressão nas provas amarelas, considerando o registro em ata, realizadas no dia 6 de novembro passado, serão realizadas no próximo dia 15 de dezembro às 13 horas, horário de Brasília.

Informa também que segue o trabalho de análise e reanálise das 116.626 atas dos locais de prova, com o objetivo de identificar os estudantes que, por algum motivo, não tenham substituído as provas com problemas de impressão. Foram identificados, até o momento, 2.817 estudantes, menos de 0,1% do total.
O Inep informa ainda que os alunos identificados serão comunicados pelos meios habituais (e-mail, sms e telefone). Também receberão um novo cartão de confirmação de inscrição com o local onde devem se apresentar. Estes estudantes receberão declaração de comparecimento para justificar eventual ausência do ponto de trabalho após a prova.
As normas de segurança do edital do Enem 2010 são as mesmas para a realização desta nova prova, ou seja, os alunos devem se apresentar com uma hora de antecedência no local da prova, portando o novo cartão de inscrição (que estará disponível no portal do Inep) e um documento de identidade com foto, além de caneta esferográfica preta.

Fonte: Assessoria de Comunicação Inep/MEC


Atenção!
O calendário do Enem 2010 segue rigorosamente dentro dos prazos estabelecidos, com a divulgação dos resultados prevista para a primeira quinzena de janeiro de 2011, e o início do processo da Seleção Unificada (Sisu) na segunda quinzena de janeiro de 2011.