quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

PROUNI PELA PREFEITURA DE PORTO VELHO

A Prefeitura do Município de Porto Velho oferece através do Programa Faculdade da Prefeitura, bolsas de estudos integrais para estudantes de cursos de graduação de nível superior ou seqüenciais de formação específica a brasileiros, munícipes de Porto Velho, não portadores de diploma de curso superior.
Os cursos serão oferecidos em instituições privadas de ensino superior estabelecidas no Município de Porto Velho que aderirem ao Programa. Os candidatos serão selecionados pelos resultados do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, nas condições estabelecidas em regulamento.
Seleção para Faculdade da Prefeitura depende do resultado oficial do Enem
   seleo_faculdade_site_3A secretaria municipal de Educação (Semed) aguarda o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/2010), para iniciar o processo seletivo dos estudantes que irão ingressar na Faculdade da Prefeitura em 2011. "Assim que o Ministério da Educação (MEC) disponibilizar o banco de dados para o município, iniciaremos a seleção", explicou a diretora do departamento de Educação da Semed, Ângela Maria de Aguiar.
   De acordo com a Semed, o Programa de Inclusão Social Universidade para Todos (Faculdade da Prefeitura), disponibilizou 171 vagas em 2010, distribuídas entre Uniron, São Lucas e Faculdade de Porto Velho. Ao todo, 1.509 candidatos se inscreveram, mas somente 159 preencheram os requisitos exigidos e foram pré-selecionados. Desse total, 103 fizeram a matrícula e começaram a estudar no segundo semestre.seleo_faculdade_site_2
   A expectativa para 2011 é que o número de vagas seja ampliado, pois o município busca a adesão de outras instituições de ensino ao programa. A prefeitura também pretende fazer uma redistribuição das vagas remanescentes, as que não foram preenchidas pelo fato dos candidatos terem perdido o prazo da matrícula ou algum outro motivo. Ângela Aguiar explicou que a idéia é destinar um percentual dessas vagas para os cursos mais procurados. No entanto, acrescenta que esse trabalho também depende da disponibilização do banco de dados do Enem por parte do MEC.
   O Programa de Inclusão Social Universidade para Todos (Faculdade da Prefeitura) foi instituído através da Lei Municipal nº 1.887 de 08 de junho de 2010. Através do programa, a prefeitura concede bolsas de estudos integrais para os cursos de nível superior nas instituições de ensino privado e conveniadas com o município. O prefeito Roberto Sobrinho explicou na época, que a seleo_faculdade_site_5Faculdade da Prefeitura tem como objetivo atender a comunidade mais carente.
Seleção
   Para ser selecionado, o candidato deve preencher os seguintes requisitos: ter média do Enem acima de 400 pontos; renda mínima de dois salários mínimos; ter cursado o ensino médio completo em Escola da rede pública; residir e ser domiciliado no município de Porto Velho pelo período mínimo de 03 (três) anos, antes do início da concessão do benefício; não possuir vínculo com instituições de Ensino Superior, sejam públicas ou privadas, ou então beneficiário de outros Programas de Concessão de Bolsas de Estudos
Por Augusto José
Fotos: Quintela e Arquivo

3 comentários:

  1. e o link pra se inscrever onde está?
    já vai ser para o 1º semestre ou para o 2º que nem ano passado?

    ResponderExcluir
  2. Madilane ainda não foi liberado o link para inscrições.Assim que sair divulgaremos e a mídia provavelmente vai divulgar tambem.É só ficar atenta, ok.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber quando vão abrir as escrições?

    ResponderExcluir

escola,joaobento,interagindo,jbc