domingo, 15 de janeiro de 2012

JBC – DESTAQUE ENTRE AS ESCOLAS PÚBLICAS

A EEEFM Prof. João Bento da Costa mais uma vez cala a boca dos críticos de plantão e dos que tentaram denegrir a imagem da Escola em 2011 com acusações infundadas aprovando seus alunos nas melhores Universidades do País. A Direção só lamenta o fato de que a maioria dos estudantes não tenha condições de se manter em outras cidades e assim acabam desistindo de fazer inscrição via SISU em outras Universidades Federais do país, mas por outro lado os que se propõe a sair do município de Porto Velho conseguem aprovação em excelentes colocações como, por exemplo, o caso do aluno Matheus Leôncio com o primeiro lugar em Arquitetura e Urbanismo na UFMT; Jheckson Taffarel Brentano dos Santos em Zootecnia no IFMT; Itan Alan Marinho em Engenharia Mecânica na UTFPR e Física no IFRO e ainda em excelentes colocações Arthur Alves em Medicina na UFAM; Marcos Alexandre em Engenharia Civil na UFAC; Rodrigo Vinícius em Direito UFRRJ; Andrey Sabay em Medicina Veterinária na UFAC; Romério Alexander em Agronomia – UFMT; Lívia Jamylle em Química Industrial na UEPB e Engenharia Elétrica na UFAC; George Alexsander, Agronomia na UFMT; Tainara Argolo em História na UFAC; Rubenil Castro em Química no IFMA; Cláudia Gomes, Enfermagem na UFMT; Silvia Priscila Lemos em Engenharia de Pesca na UFAM; Hanyele Gimaques em Zootecnia na UNIPAMPA; Lara dos Santos em Letras/Port. na UFAC, Rodrigo Abati em Eng. Elétrica na UFAC; Hevelyn Plácido em Biologia na UFAC; João Carlos Feitosa em Ciências biológicas na UFAM; Drielle Barreto em Pedagogia na UEMS; Edivaldo Souza em Ciências: Bio e Quim na UFAM; Dhienifer Estefani em Pedagogia na UFAM; Rafael Brito em Engenharia Elétrica no IFMG; Gabriel Milhomem em Eng. Florestal na UFAC; Lucas Diego Ferreira em Eng.Florestal na UFAC; Karine Amaral em Eng. Florestal na UFAC; Thiago Albino em Engenharia Elétrica na UFMT; Maria Paula Barros em Gestão Ambiental no IFAL ;Maíssa Pires Ramos em Letras/Port./Ing. na UFAM; Rebeca Magalhães em Psicologia na UFPB; Suelem Cristina em Letras/Port. na UFMT ,Charles Andrade em Eng. Florestal na UFMT; Alesson Dalbosco em Eng.Florestal na UFAC; Amanda Lourdes da Silva em Jornalismo na UFAC.


Professor Chiquinho , atual Diretor da Instituição ressalta que esse é apenas o início das aprovações/2012 em Universidades, pois a grande massa de alunos fez a inscrição na UNIR e o mesmo espera superar os resultados do ano anterior e diz que ainda há os resultados da segunda chamada do SISU e do Pro Uni – programa este onde um grande número de alunos são aprovados.Sua vice Elizabet coloca que como se percebe os alunos do JBC têm condições de concorrer em igualdade com qualquer aluno de escola privada em bons cursos pois uma das criticas ferrenhas que a escola recebe é de que seus alunos são aprovados em cursos de menor concorrência e isso não condiz com a verdade pois sempre houve aprovações em excelentes cursos de excelentes níveis tanto dentro do Estado quanto fora e espera que as pessoas que criticam tanto a Escola junte-se a equipe em trabalhos de parceria pois isso em muito ajudaria o desenvolvimento daqueles que não conseguem acompanhar o processo de estudos ali realizado.

Outro destaque que fica aqui registrado é para o aluno Itan Alan Marinho o qual desde o segundo ano vem realizando inscrições e sendo aprovado, conseguindo atingir o seu objetivo agora no curso que realmente desejava – Engenharia Mecânica na UTFPR, passando antes por aprovações em Engenharia Civil na UNIR; Física no IFRS (2º semestre de 2011); Administração via Pro Uni; Física no IFRO, mostrando que com estudo de qualidade qualquer aluno de escola pública pode ser aprovado onde desejar, porém a Direção diz ser consciente de que o momento no qual a globalização lidera, não há como o aluno sobreviver sem ter o domínio de competências básicas e habilidade desenvolvida com equipe desmotivada por isso parabeniza a sua equipe que com garra tenta vencer as adversidades e dificuldades de aprendizagem de seus alunos buscando sempre os melhores resultados.

O ideal seria que todos os educadores pudessem atingir o governo, no sentido de conscientizá-lo da importância da educação, investindo mais recursos em escolas e nos próprios professores, estabelecendo uma política em longo prazo para obter resultados satisfatórios; pois como dizia o ex-diretor Suamy , o JBC é apenas uma ilha que graças a uma equipe competente e compromissada no projeto consegue mostrar resultados porque tenta aliar ensino de qualidade com educação de qualidade. No ensino se organizam uma série de atividades didáticas para ajudar os alunos a que compreendam áreas específicas do conhecimento (ciências, história, matemáticas). Na educação o foco, além de ensinar, é ajudar a integrar ensino e vida, conhecimento e ética, reflexão e ação, a ter uma visão de totalidade e o que o JBC tenta fazer é aliar esses dois parâmetros mesmo sabendo que o conjunto de instituições de ensino está ainda muito distante do conceito de qualidade.

Portanto é de extrema importância para a sociedade que o país coloque a educação no topo das prioridades. Ressalta-se que se essa iniciativa for realizada, a probabilidade de atingir um ensino de qualidade em todo país é grande.

Fonte: JBC

3 comentários:

  1. tinhamos medo desse ano não ser tão glorioso como o ano passado, porem vamos ultrapassar a média do ano anterior...

    ResponderExcluir
  2. Comentários do Rondonia a Vivo

    SERGIO KINTSCHNER - 17/01/2012
    PARABÉNS AOS PROFESSORES, E ADMINISTRADORES DA ESCOLA E QUE ISTO SIRVA DE EXEMPLO PARA AS DEMAIS, POIS TODAS AS ESCOLAS PÚBLICAS SÃO TRATADAS IGUAIS PELO GOVERNO, OU SEJA MUITO MAL TRATADAS E CADA UMA TEM QUE FAZER A DIFERENÇA.

    rosa - 16/01/2012
    SOU MÃE DE UM ALUNO DO JBC QUE CONSTA NESTA LISTA DE APROVADOS,E POSSO AFIRMAR COM ABSOLUTA CERTEZA QUE ESSA ESCOLA FEZ A DIFERENÇA ENTRE SER APROVADO OU NÃO.PUDE ACOMPANHAR DE PERTO NO DECORRER DESTE ANO TODA A MARATONA QUE ELES DESENVOLVERAM ,HORAS DE ESTUDOS,SÁBADOS,DOMINGOS,FERIADOS, ENQUANTO A MAIORIA DESFRUTAVA DO CONFORTO DO LAR,ESTAVAM ELES PROFESSORES E ALUNOS EM UMA BUSCA INTERMINÁVEL POR MAIS E MAIS CONHECIMENTO,LEMBRO DE QUE TODOS OS DIAS MEU FILHO SAIA PELA MANHÃ E SÓ RETORNAVA NO FIM DO DIA,MUITO CANSADO SIM, MAS SEMPRE MOTIVADO POIS ERA ISSO QUE ELES FAZIAM COM NOSSOS FILHOS ENCORAJAVAM, LEMBRO DE ALGUMAS VEZES (OLHA QUE NÃO FORAM POUCAS)MEU FILHO DESANIMAVA ,OQUE É PERFEITAMENTE ACEITÁVEL POIS ESTAMOS FALANDO DE JOVENS,CORRIA PRA FRENTE DO COMPUTADOR CERTO DE JOGAR TUDO PRA CIMA E NÃO APARECER MAS NA ESCOLA, AI ADIVINHA QUEM TAVA LÁ NAS FAMOSAS REDES SOCIAIS?ELES OS PROFESSORES DANDO DICAS E PRINCIPALMENTE PALAVRAS DE ENCORAJAMENTO,POSSO DESTACAR AQUI EM ESPECIAL A PROFESSORA SÔNIAMAR,NOSSA COMO ESSA EDUCADORA SE DEDICOU A MEU FILHO FOI MEIO "MÃE".ACONSELHAVA,DAVA BRONCA,ACALENTAVA,ENSINAVA E PRINCIPALMENTE SEMPRE DIZIA A MEU FILHO QUE ELE ERA CAPAZ,E NÃO É QUE ELA TINHA RAZÃO.MEU MUITO OBRIGADO A TODOS DESDE O PROFESSOR ATÉ AO FUNCIONÁRIO DA LIMPEZA QUE DE ALGUMA FORMA CONTRIBUÍRAM PARA ESSE SUCESSO QUE É O JBC .EDUCAÇÃO DE VERDADE SE FAZ ASSIM,SEM OLHAR AS DIFICULDADES,SEM SE IMPORTAR COM AS ESTATÍSTICAS QUE DIZEM QUE O NÍVEL EDUCACIONAL DA REGIÃO NORTE É BAIXO(OQUE NÃO DEIXA DE SER VERDADE)E CONSEGUIR COLOCAR NO CENÁRIO NACIONAL VÁRIOS DE SEUS ALUNOS(SEM ESQUECER QUE O MÉRITO MAIOR REALMENTE É DELES)124.000 BOLSAS SOMENTE PARA 1.500000 INSCRITOS É OU NÃO MOTIVOS DE SOBRA PARA QUE ESSE PROJETO CONTINUE E DE A CADA DIA MAIS E MAIS FRUTOS.

    Nick - 16/01/2012
    Realmente Sylvia,qualidade não depende somente do governo e sim das pessoas ligada diretamente aos alunos,porém se o governo cooperasse tudo seria melhor e como samuel disse, o governo só maqueou as escolas ,por que reforma mesmo não fez,pois não foram capaz nem de passar uma lixa naquela pintura ridícula que estava nas escolas, meteram tinta em cima que não durou um semestre,basta entrar em algumas escolas para ver as paredes todas descascando já.Educação também precisa de um ambiente decente para se estar e isso cabe ao governo que infelizmente não saiu das palavras e pelo jeito nao vai sair,pois ele sabe que o JBC foi destaque em midia nacional no resultado de 2011, pergunta se ele foi capaz de pelo menos ir la e dar uns "miseros"parabens àquele pessoal.Ele fala de educação de qualidade mas não valoriza quem a faz...

    samuel - 16/01/2012
    que isto sirva de parâmetro para o gov.CONFÚCIO MOURA,que em um ano mudou duas vezes o secretário de educação e nada em especial reservou p/ esta grandiosa instituição de ensino que tres vezes já foi orçada para uma reforma geral e terminou apenas em uma maquiagem geral,não é só isso que queremos,as verbas de programas federais que o governo estadual apenas faz o repasse,nós necessitamos com urgencia de uma reforma, começando pelos tres laboratórios;no mais parabéns para toda equipe deste gigante chamado JBC,em tempo;trabalho lá desde a sua inauguração.....

    Sylvia Christiane de Alencra Santos - 15/01/2012
    É bom saber que ainda temos escolas públicas com alto padrão de ensino...bom saber tb que não cabe só ao governo a qualidade de ensino...ela tb está diretamente ligada ao seu corpo docente....

    ResponderExcluir
  3. COMENTÁRIOS DO GENTE DE OPINIÃO

    Liria Ivanice - 16/01/2012
    Como mãe de aluno aprovado pelo Sisu, posso dizer com certeza que os professores do projeto Terceirão oferecem aos seus alunos todos os subsídios para que eles obtenham sucesso. rnConteúdo escolar + apoio e incentivos dos professores + força de vontade dos alunos = aprovação. rnE tudo isso encontramos no JBC. Parabéns a todos os professores do Projeto Terceirão e a todos os alunos aprovados.

    Drielle Barreto - 16/01/2012
    Apesar de tudo que aconteceu no decorrer do ano de 2011 os professores nunca desistiram de nos dar aula,estavam sempre ali ajudando e torcendo para o nosso sucesso!Todas essas dificuldades valeram a pena por poder estar com a melhor equipe de professores que ajudaram a formar vencedores...

    Karine Amaral - 16/01/2012
    Uhu! J.B.C sempre fazendo o melhor pra você....olha ai agora so quero vê onde os invejosos q tentaram mais uma vez acabar com o projeto ano passado vão enfiar a cara deles, até pq os cursos em que fomos aprovados foram de alto nível, então bando de invejosos que não tem nada p/ fazer, em vez de tentar acabar com um projeto que dá frutos excelentes junte se a ele, pq assim vocês não ficaram com cara de taxo! como tenho certeza q estão agora, e provavelmente criticando os resultados mais uma vez...Eu aprovada na Ufac em Eng.Florestal e esperando o resultados das demais universidades =)

    Cleidiane Toledo - 16/01/2012
    E os méritos vão aos nossos querido professores,aqueles o qual eram acusados de roubar dinheiro dos alunos,que diziam que obrigavam os alunos a comprar livros e xerox,nada disso,tínhamos sim uma equipe boa e qualificada ao nosso redor,onde as provas aparecem agora com todas as aprovações!Viva ao JBC e a todos os envolvidos nesse grandioso projeto,espero que isso sirva de lição para os invejosos e que continue dando forças aos nossos mestres para continuarem na batalha juntamente com os alunos....

    Elen Fernandes - 16/01/2012
    Parabéns ao diretor dessa escola e toda sua equipe, se outras escolas seguissem esse exemplo, tenho certeza que a educação publica seria bem melhor.

    Diego Aguiar - 16/01/2012
    Aiiiiiii é JBC SEMPRE FAZENDO O MELHOR PRA VOCÊ AIII SÓ TEM FÉRA ESTÃO TODOS DE PARABÉNS .... DEPOIS DE TANTA BATALHA CONSEGUIMOS PARABÉNS !!!!! E CALAMOS A BOCA DE MUITA GENTE POR AEEEE

    nome: adriene trajano - 16/01/2012
    Ihul /õ JBC , sempre fazendo o melhor pra você . É um orgulho ter participado deste projeto . Toda a equipe do João bento professores, funcionários estão de parabéns por este trabalho , vocês são excelentes ! Agora calamos a boca dos que criticavam. Agradeço a toda esquipe do terceirão . E concerteza , essa lista irá aumentar :)

    Roxane - 15/01/2012
    Orgulho em participar desse projeto! a lista só irá aumentar...

    Roxane - 15/01/2012
    A Lista de aprovados só irá aumentar... ORGULHO de participar desse projeto.

    Milly - 15/01/2012
    O JBC é um exemplo do que há de melhor em escola pública em porto velho, pena que o governo não valoriza o trabalho ali realizado por aquele grupo de professores que se predispõe sempre a nos ajudar trabalhando muitas vezes em salas quentes,sem ventilação, hiper lotadas e sujas, pois não pessoal de limpeza nas escolas.Muitas vezes somos nós que temos de limpar a sala.Se o governo valorizasse aquela escola pelo menos daria condições deles trabalharem num lugar limpo e nós em um ambiente mais confortável.Sugiro a imprensa que divulgue esta falta de apoio do governo às escolas.

    Rubenil Castro - 15/01/2012
    Ta ai a resposta às criticas e denuncias que houve contra a escola durante todo o ano de 2011. Todos esses resultado demostra quao e a responsabilidade de todos o educadores do projeto terceirão.

    Suelem - 15/01/2012
    Agora nós vemos os resultados, como não poderia deixar de ser. Nos esforçamos, e agora calamos as críticas sem propósito, foi uma honra ter participado desse projeto,agradeço a toda equipe do terceirão.Tudo valeu a pena no final :)

    ResponderExcluir

escola,joaobento,interagindo,jbc