quinta-feira, 26 de abril de 2012

ENERGIAS RENOVÁVEIS



"A energia renovável é a energia
que vem de recursos naturais
como sol, vento, chuva, marés e
calor, que são naturalmente
reabastecidos."

Você que irá participar do aulão dia 28/04 precisará de subsídios para entender o conteúdo.

sábado, 21 de abril de 2012

Voto de Louvor pelo Projeto Terceirão da Escola João Bento


Quinze anos de criação e implantação do Projeto Terceirão e Pré-Vestibular na Escola Pública.


O plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou requerimento de autoria do deputado estadual Hermínio Coelho (PSD), concedendo voto de louvor à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor João Bento da Costa, pela comemoração dos quinze anos de criação e implantação do Projeto Terceirão e Pré-Vestibular na Escola Pública.
A homenagem prestada pela a Assembléia Legislativa é extensivo aos professores José de Arimatéia Dantas, Walfredo Tadeu Vieira da Silva, José Nazareno Silva e Alcinei Fonseca, fundadores do Projeto Terceirão.
Ao apresentar a propositura, assim justificou o deputado Hermínio Coelho: “Parabenizamos pela comemoração dos quinze anos de funcionamento da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor João Bento da Costa, fundada no dia 26 de abril de 1997, e principalmente pela louvável iniciativa dos professores que em 2001, não mediram esforços para a implantação do Projeto Terceirão e Pré-Vestibular na referida escola, que, ao longo dos anos tornou-se referência em educação no Estado”.

O Trabalho realizado pela escola João Bento da Costa já foi tema de reportagem de nossa equipe, confira a matéria realizada no mes de março, relatando as conquista do projeto Terceirão.

sábado, 7 de abril de 2012

À Família JBC

Uma coisa é importante:VIVER !

E é porque o importante é viver, que os pássaros voam e fazem seus ninhos, que as árvores crescem e pedem sol e água, que os animais procuram seus alimentos. Tudo clama pela vida, tudo que viver.

Viver é o grito de toda natureza. Nada é feito para a morte, tudo é feito para a vida. Se um ser morre e desaparece, é para que o outro ser tenha vida, e assim a vida continua e não tem fim.

Somos feitos para viver. Viver é o grito do coração humano. Embora a gente veja homens cansados, homens caindo sob o peso da vida, pessoas maldizendo a vida, temos que gritar: viva a vida!
Vejo pessoas que não amam mais a vida. Mas não amam porque não tem olhos para ver, ouvidos para ouvir, mãos para sentir, coração para amar. Tudo nestas pessoas está tapado e cego. Quem abre seu coração sente um mar de vida passar pelos ares, um mar de vida que parte de outros corações.

Só não ama a vida quem esta fechado em si mesmo, quem pensa ser o centro do mundo. Nossos olhos são feitos para ver ao nosso redor; nossos ouvidos, para ouvir a musica que esta em todo o universo; nosso coração, para sentir a vida e o palpitar da vida de outros corações; nossas mãos, para apertar outras mãos.
Ressurreição! Grito de Deus para os homens desanimados, os homens cansados, nos homens deitados no caminho da vida!

Ressurreição! Grito do Cristo ressuscitado, Deus que é a vida, e que nos chama para a vida, vida que não acabará jamais.
Fazer páscoa, significa passar o pessimismo para o otimismo, do olhar triste para o olhar alegre, da palavra destruidora para a palavra construtora e cheia de esperança, da confiança da vida para uma fé mais plena no que a vida pode dar. Isso é Páscoa!!!
É passar do mal para o bem, do egoísmo para o amor, da escravidão do pecado para a liberdade dos filhos de Deus.
Ressurreição! Cristo que grita: viva a vida! Cristo que grita: eu sou a vida, vinde a mim! Viva a vida!

Que o Cristo ressuscitado  cumule de bênçãos e graças por todo o sempre na vida de cada um da família JBC - Professores,Funcionários,Alunos e Pais. Feliz Páscoa!
Diretor Chiquinho Lopes e Elizabet Cândido

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Sexta-Feira Santa

Segundo a enciclopédia livre Wikipedia, a Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da cristandade.

A semana santa é um evento de acontecimentos que tem origem no domingo de ramos e culmina no domingo de páscoa. A origem da semana santa tem início com a entrada de Jesus no templo expulsando os mercadores, a última seia, o seu julgamento e crucificação na sexta-feira santa e a ressurreição no domingo de páscoa.

Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo (Vitória sobre a morte) depois da sua morte por crucificação (ver Sexta-Feira Santa) que terá ocorrido nesta altura do ano em 30 ou 33 d.C. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses a partir desta data até ao Pentecostes.


A semana santa segue uma cronologia, uma sucessão de eventos que vão desde a entrada de Jesus no templo, passando pela crucificação até a ressurreição no domingo de páscoa.

A sexta-feira santa ou sexta-feira da paixão é uma data de profundo respeito e reflexão.Jesus foi julgado, condenado e crucificado nessa data. Ele aceitou morrer para nos salvar, salvar os pecados dos homens.

A sexta feira santa é o ápice da semana santa quando Jesus é julgado e condenado a crucificação, uma morte cruel praticada pelo império romano.

Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é o único dia em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia.

Por ser um dia em que se contempla de modo especial Cristo crucificado, as regras litúrgicas prescrevem que neste dia e no seguinte (Sábado Santo) se venere o crucifixo com o gesto da genuflexão, ou seja, de joelhos.

Toda a liturgia católica deste dia está em função de Cristo crucificado. Assim, a liturgia da Palavra pretende introduzir os fiéis no mistério do sofrimento e da morte de Jesus, que assim aparece como uma acção livre de Cristo em ordem à salvação de toda a humanidade.

A veneração da cruz, símbolo da salvação, pretende dar expressão concreta à adoração de Cristo crucificado.

A comunhão eucarística é, para a Igreja, a forma mais perfeita de união com o Mistério pascal de Cristo, e por isso é um ponto culminante na união dos fiéis com Cristo crucificado. O fato de se comungar do pão consagrado no dia anterior vem exprimir e reforçar a unidade de todo o Tríduo Pascal.

Além da celebração da Paixão do Senhor, rezam-se as diversas horas litúrgicas da Liturgia das Horas, incluindo um texto de São João Crisóstomo intitulado O Poder do Sangue de Cristo.


Portanto a Semana Santa culmina com a Páscoa - Ressureição de Cristo que para as religiões abaixo tem o seguinte significado:

CATÓLICOS

É a Festa mais importante dos cristãos, representando a vitória sobre a morte. A Semana Santa assinala a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus.

A Quaresma, que começa na Quarta-Feira de Cinzas, abre a celebração com um período de preparação (penitência, jejum e oração). Os fiéis lembram durante 46 dias as provações e reflexões de Cristo durante a sua travessia de 40 dias no deserto.

Enquanto a Quinta-Feira Santa simboliza tanto a última ceia quanto a prisão de Jesus, a Paixão de Cristo é representada na Sexta-feira Santa. A noite de sábado tem vigília pascal e o domingo comemora a ressurreição do filho de Deus.

EVANGÉLICOS LUTERANOS

Não difere muito dos católicos. Existe a crença na ressurreição do corpo e da alma. O coelho é visto como símbolo da fertilidade e da vida. De forma alguma, a Páscoa é tratada apenas como uma festa comercial.

O jejum não é praticado. A comemoração é feita com cultos e peças, aproveitando o período para dar ênfase ao sacrifício de Cristo pelas pessoas.

EVANGÉLICOS PENTECOSTAIS

A Igreja Batista também acredita no fato que Cristo tenha ressuscitado. No entanto, o símbolo desta religião é o cordeiro, que representa o corpo de Jesus. O período marca a saída do povo egípcio do cativeiro e a entrada dele na terra prometida, o que significa uma situação nova, de libertação.

UMBANDISTAS

Não comemoram a Páscoa, ao contrário de outras datas do calendário católico. A crença não aceita a ressurreição, mas respeita os que acreditam.

ESPÍRITAS

Não festejam datas consagradas por outras religiões, porém respeitam as manifestações. O Espiritismo é isento de cultos, símbolos e rituais. Considera a vida de Jesus cheia de exemplos e que não há motivo para se fixar em sua morte.

A Páscoa ou Passagem denota a libertação dos hebreus, escravizados no Egito durante séculos. Para o Espiritismo, não houve ressurreição do corpo de Cristo, por ser cientificamente impossível. Acredita-se que houve uma aparição do corpo espiritual, algo natural para a religião.

JUDEUS

Celebra a fuga dos judeus do Egito. Pessach, como é conhecida a Páscoa dos israelitas, significa a “passagem” do estado de escravatura ao estado de liberdade. A festa dura oito dias e começa com o Seder (ordem), um jantar religioso que recorda a última noite passada no Egito.

Após a leitura das Sagradas Escrituras, o jantar é servido de ervas e raízes, que simbolizam a miséria em que viviam os judeus, e de Keará, um prato que inclui um osso queimado – referência ao cordeiro, última refeição dos hebreus antes de abandonarem o Egito.

Durante os oitos dias (em Israel são sete dias), o alimento básico é Mata (pão ázimo, não fermentado e de forma achatada), que simboliza o sofrimento dos hebreus no Egito.

Fonte: Click21


"Não importa a religião mas é “Tempo de reflexão ,Tempo de oração,Tempo de lembrar e Tempo de confraternização”



quarta-feira, 4 de abril de 2012

GABARITO 01/2012 - SIMULADO TERCEIRÃO

1º DIA: CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS E CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

01C

02B

03A

04D

05B

06E

07D

08E

09D

10E

11D

12B

13C

14A

15C

16A

17A

18D

19D

20C

21D

22B

23C

24D

25B

26A

27D

28A

29A

30A

31D

32C

33A

34E

35B

36A

37D

38C

39A

40C

41D

42C

43D

44B

45C

46D

47D

48D

49D

50D

51A

52E

53C

54D

55B

56D

57A

58E

59E

60A

61B

62C

63E

64E

65A

66A

67E

68NULA

69B

70B

71A

72E

73E

74B

75D.

76A

77A

78D

79B

80E

81A

82A

83C

84E

85A

86A

87C

88E

89D

90C











GABARITO 01/2012 - SIMULADO TERCEIRÃO

1º DIA:CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS E CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

01C

02B

03A

04D

05B

06E

07D

08E

09D

10E

11D

12B

13C

14A

15C

16A

17A

18D

19D

20C

21D

22B

23C

24D

25B

26A

27D

28

29A

30A

31D

32C

33A

34E

35B

36A

37D

38C

39A

40C

41D

42C

43D

44B

45C

46D

47D

48D

49D

50D

51A

52E

53C

54D

55B

56D

57A

58E

59E

60A

61B

62C

63E

64E

65A

66A

67E

68NULA

69B

70B

71A

72E

73E

74B

75D.

76A

77A

78D

79B

80E

81A

82A

83C

84E

85A

86A

87C

88E

89D

90C

terça-feira, 3 de abril de 2012

GABARITO 1º SIMULADO 2012/1º E 2º ANO

1º ANO

01C

02E

03A

04E

05E

06A

07B

08C

09B

10E

11A

12E

13C

14B

15D

16C

17A

18C

19E

20C

21C

22E

23D

24B

25E

26B

27C

28E

29C

30A

31B

32A

33E

34C

35D

36D

37A

38A

39C

40C

41E

42A

43C

44B

45A

46B

47A

48E

49A

50B

51A

52C

53D

54D

55B

56C

57E

58E

59C

60B

61D

62D

63B

64E

65C

66A

67B

68C

69A

70B

71E

72D

73D

74B

75ANUL.

76E

77B

78E

79D

80B



2º ANO

01C

02E

03A

04E

05E

06A

07B

08C

09B

10E

11B

12D

13C

14A

15D

16B

17E

18B

19D

20A

21E

22A

23A

24E

25D

26A

27E

28C

29D

30D

31B

32C

33E

34B

35E

36E

37C

38E

39D

40A

41D

42A

43B

44B

45B

46A

47E

48E

49E

50C

51C

52A

53C

54C

55A

56B

57C

58A

59A

60D

61B

62A

63D

64B

65E

66C

67B

68ANUL.

69C

70A

71D

72B

73C

74B

75C

76D

77A

78B

79C

80A

81E

82C

83D

84E

85C

86B

87E

88B

89C

90A

91D

92B

93ANUL.

94C

95D

96C

97A

98D

99A

100E


JBC Sempre fazendo o melhor por VOCÊ!!!!!!!