segunda-feira, 27 de agosto de 2012

JBC lidera manifestação por vagas na UNIR

Alunos do terceiro ano do ensino médio de diversas escolas de Porto Velho estão em frente ao prédio da Universidade Federal de Rondônia (Unir) desde às 9h30 desta segunda-feira (27) para protestar contra a suspensão do vestibular 2013. O calendário acadêmico do segundo semestre e o vestibular 2013 na universidade estão suspensos por causa da greve dos professores que já dura três meses.

O estudante Henrique Moreira dos Santos diz que a manifestação continuará até que eles obtenham uma resposta da Unir. "Estamos preocupados. Queremos saber como ficará a situação dos estudantes que dependem da universidade pública porque não podem pagar uma faculdade. Queremos nossa vaga, estudamos e nos preparamos para isso. Não podemos esperar, precisamos pelo menos saber quando poderemos ingressar", diz.

No dia 8 de agosto, o Conselho Superior Acadêmico (Consea) decidiu em assembleia suspender o segundo semestre letivo de 2012 em todos os campi da universidade, afetando, dessa forma, o vestibular 2013 previsto para 54 dos 56 cursos da universidade que ficará temporiamente suspenso e só será normalizado após o final da greve.

O chefe de gabinete da reitoria da Unir, Adilson Siqueira, explica que os alunos poderão fazer a prova de ingresso na universidade independente da suspensão do calendário. "Isso porque a Unir aderiu ao Enem como único método de ingresso na universidade. Então os alunos prestarão a prova normalmente, apenas o ingresso destes alunos ainda não tem data prevista por causa do calendário", afirma.

Thiago Araújo, que almeja uma vaga no curso de direito, ressalta que a manisfetação não é somente pelo vestibular. "Nós, alunos, nos preparamos a vida inteira para esse momento, mas quem sai prejudicado não somos apenas nós, e sim, todo o país. A política deveria valorizar muito mais a educação brasileira", avalia.


Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

escola,joaobento,interagindo,jbc