“O Projeto Maxwell tem por
objetivo principal despertar vocação científica e incentivar talentos
potenciais entre estudantes do Ensino Médio e Profissional da Rede Pública,
mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica,
orientadas por pesquisador qualificado, em instituições de ensino superior ou
institutos/centros de pesquisas.
Os alunos do JBC, bolsistas do CNPQ, sob coordenação do Prof.Dr.Rogério Marcos da Silva do
Departamento de Engenharia Elétrica da Unir e Prof. Miguel Gomes Costa do Projeto Terceirão da Escola João Bento
da Costa apresentaram hoje (9), os resultados das pesquisas advindas desse “Grupo
de pesquisas Modelagem de Sistemas Elétricos” que vem sendo realizado
no decorrer de 2013 no projeto de integração Universidade/Escola Pública.
Segundo Júlia Kefine e Amanda Thais,
duas alunas que também participam do Projeto Terceirão no JBC, as palestras e
as pesquisas efetuadas dentro do Projeto Maxwell só as têm motivado tanto no
aprendizado quanto na carreira que pretendem seguir, pois trabalham com
equipamentos profissionais fornecidos pelo próprio CNPQ na pesquisa e realização
das medições práticas referente aos campos eletromagnéticos.
Júlia destaca ainda que as
medições práticas efetuadas na própria Escola João Bento visavam traçar um Mapa
de Risco sobre os campos eletromagnéticos, apresentando os resultados às turmas
de primeiro ano do Prof.Luciano Ferreira
que lotaram o auditório nesta tarde, participando ativamente com perguntas
coerentes à respeito do tema por àqueles em que o interesse foi despertado,
objetivo da apresentação do grupo. Amanda
Thais,uma das integrantes do grupo ressalta que as descobertas na pesquisa
levam a uma maior atenção na distribuição dos equipamentos elétricos em
casa,pois sem conhecimento de causa os mesmos podem influenciar comprometendo a
saúde e citou como exemplo o uso do micro-ondas,que pode atingir 83,33 mT,
limite máximo de radiação não-ionizante permitido ao ser humano.
Já Vitor Villar e Nila Gabriela
- alunos do segundo ano do JBC também bolsistas CNPQ - ressaltam que um campo magnético variável gera
um campo elétrico e um campo elétrico variável resulta em um campo magnético,ou seja, campos magnéticos
cercam materiais e correntes elétricas e são detectados pela força que exercem
sobre outros materiais magnéticos e cargas elétricas em movimento. O campo
magnético em qualquer lugar possui tanto uma direção quanto uma magnitude
(ou força), portanto é um campo vetorial.
Após a apresentação dos trabalhos
realizados pelos Bolsistas, Prof.Dr.Rogério
fez uma explanação à platéia de alunos sobre os objetivos do Projeto Maxwell e
da importância dessa parceria com a Escola Pública e ressalta que as bolsas
dadas aos alunos da Escola João Bento da Costa prendeu-se ao fato de que em
levantamento sobre os dados dos alunos que hoje participam do curso de
Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Rondônia – UNIR, a maioria é
oriunda da Escola João Bento da Costa. Em seguida apresentou o Curso de
Engenharia Elétrica,bem como as atribuições e áreas de atuação de um Engenheiro
Eletricista despertando o interesse dos alunos presentes no
auditório,principalmente quando questiona sobre o que seria do mundo sem um
engenheiro de trânsito,sem um engenheiro das telecomunicações,sem um engenheiro
eletricista entre outros mais.
Prof. Miguel Costa em conversa posterior destaca a importância
dessas parcerias junto a Escola Pública e dentro da disciplina de Física, pois a
pesquisa com as linhas de campo são uma maneira útil de representar qualquer campo
vetorial e geralmente revelam propriedades sofisticadas dos campos de forma bastante
simples e de fácil entendimento do corpo discente. A curiosidade despertada
leva aos questionamentos, os questionamentos à aprendizagem e, a pesquisa com
esses campos eletromagnéticos é de vital importância no cotidiano do aluno ,na
leitura de mundo que este possa fazer na própria casa e explica baseado numa encenação com três
alunos realizadas pelo Prof.Dr.Rogério que na teoria da relatividade especial isto significa que tanto os campos magnético
quanto elétrico são parte de um mesmo fenômeno. Uma carga em movimento produz
tanto um campo magnético quanto um campo elétrico. Mas em um sistema de
referência onde a partícula não esteja se movendo só aparece um campo elétrico.
Ainda assim, a Física é a mesma em todos os sistemas de referência. É um erro,
portanto, dizer que o campo elétrico produz o campo magnético quando a relatividade
é levada em conta, já que a mesma não favorece nenhum sistema de referência
(podemos também dizer que o campo magnético causou o campo elétrico) encerrando
sua explanação com uma frase dita pelo Prof.Dr.Rogério: “O mundo é de quem questiona”
e a Física é uma disciplina para ser questionada e não apenas ser trabalhada
como teoria. (Fonte: JBC)
Foi muito boa a palestra,gostei de saber mais sobre esse tema.
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