quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Mais uma vez Escola Pública - JBC - começa a mostrar resultados positivos devido ao Projeto Terceirão


Alunos do Colégio João Bento fazem História no Acre


           
            A UFAC, Universidade Federal do Acre, divulgou nesta semana o resultado do seu último Concurso Vestibular. Diferentemente de anos anteriores, mas já mostrando uma forte tendência de muita procura, o Concurso Vestibular da UFAC/2011 teve nesta sua última edição vários vestibulandos de outros estados, principalmente de Rondônia.  A Escola João Bento da Costa, líder absoluta dentre as escolas públicas do nosso Estado, em aprovações no vestibular da UNIR, a Universidade Federal de Rondônia, também se fez representar por vários alunos do Projeto Terceirão no concorrido vestibular do nosso vizinho Estado. Cursos como Medicina, Engenharia Florestal, Engenharia Civil e Medicina Veterinária foram os mais concorridos naquela Instituição de Ensino Superior.
            Porém os alunos do JBC demonstraram na prática o real valor deste Projeto e não fizeram por menos. Lucas Francisco de Souza foi aprovado em Medicina Veterinária, Railson Rigamonte Liza em Saúde Coletiva, Guilherme Piassa Ferreira em Engenharia Civil, Ruan de Souza Matos em Engenharia Florestal e Thiego Maia de Menezes, ex-aluno do JBC, conseguiu a tão sonhada aprovação no concorrido curso de Medicina daquela universidade pública.
            É importante ressaltar que estas aprovações não aconteceram por acaso. O aluno Ruan de Souza, por exemplo, de uma das turmas da tarde do João Bento, ficou em segundo lugar no seu curso, enquanto Thiego Menezes, num feito inédito, superou todos os seus concorrentes e alcançou nada menos do que o Primeiro Lugar no curso de Medicina da UFAC. "Primeiramente devo agradecer a Deus, aos meus familiares e aos professores do JBC, que foram bastante importantes para este grande feito", frisou o mais novo acadêmico de Medicina.
             Thiego enfrentou uma concorrência de quase 1.800 candidatos para apenas 40 vagas. Mais de 44 candidatos por vaga. Ele fez também o vestibular para Medicina na UNIR e também espera ser aprovado já que também se preparou em um cursinho. "Estudar mais perto de casa junto aos familiares é mais tranqüilo", finalizou. Residente no Bairro Eletronorte, zona sul da capital, Thiego é oriundo de família humilde e completa, junto com o Ruan e tantos outros "feras", o extenso time de alunos vencedores que já passaram pelo Projeto Terceirão do Colégio João Bento da Costa. "Quero o meu nome escrito no muro do colégio e com o destaque merecido: 1º lugar em Medicina na UFAC", exigiu o acadêmico Thiego ao diretor Suamy Lacerda do JBC.
            O professor Suamy acredita que vai faltar espaço nos muros da Escola professor João Bento da Costa para colocar tantos nomes de alunos aprovados em vestibulares pelo Brasil afora neste ano de 2010. "Esperamos para janeiro próximo uma aprovação de pelo menos 150 alunos somente no vestibular da UNIR. Temos também vários alunos concorrendo pelo PROUNI e ainda muitos outros, a exemplo destes que foram aprovados no Acre, que fazem vestibulares em várias outras universidades públicas do Brasil", completou o Diretor. "O sucesso do Thiego, do Ruan, do Cristiano Danúbio, da Gabriele Veiga, também alunos de Medicina e de tantos outros, é o sucesso da família JBC e de um trabalho que só alegrias tem dado a Porto Velho e ao Estado de Rondônia", concluiu Suamy.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Suamy Lacerda - Diretor JBC receberá Medalha de Mérito Marechal Rondon

A Medalha de Mérito Marechal Rondon para o Estado de Rondônia foi criada através de Projeto de Lei, de autoria do executivo estadual, e aprovada na Assembléia Legislativa (Ale), para homenagear pessoas ou instituições nacionais e estrangeiras que tenham se destacado pela notoriedade do saber ou com relevantes serviços prestados ao Estado.

Desse modo foi que em 1982,foi instituída a Comenda que tem como seus ícones maiores a Cruz dos Templários, a efígie de Rondon e o contorno estelar do Real Forte Príncipe da Beira.Essa tríade representa a fé,coragem e a História,pilares sobre os quais se assentou o desenvolvimento e progresso de Rondônia.Por quase três décadas, a Ordem do Mérito Marechal Rondon enalteceu com justiça rondonienses que trabalharam com idoneidade,civismo,entusiasmo ,otimismo e respeito ao próximo.Neste ano o Diretor da Escola Estadual Prof. João Bento da Costa – Sr. SUAMY VIVECANANDA LACERDA DE ABREU será um dos homenageados  no próximo dia 22/12/2010 sendo indicado por vários segmentos da sociedade que reconhecem o brilhante trabalho efetivado na área da Educação no Estado de Rondônia com a implantação do Projeto Terceirão em sua administração fazendo a inclusão de alunos carentes da comunidade nas Universidades Federais do país e nas faculdades Privadas através do PROUNI. Um trabalho digno de respeito e da maior condecoração do Estado,embora já tenha sido agraciado com diversos prêmios no decorrer de sua gestão naquela Instituição de Ensino.

Suamy V.L. de Abreu mostrou de forma surpreendente junto com sua equipe que a diferença pode acontecer no âmbito das  Escolas Públicas, pois em 08 (oito) anos à frente da Direção daquela Escola juntamente com Elba Cerquinha  enceram seus trabalhos em 2010 com uma média de 1.200 (um mil e duzentos) alunos aprovados para as Universidades Federais e pelo Prouni e cerca de 1.500 com o FIES sem contar ainda os que serão aprovados neste ano,visto que o resultado só sairá em final de janeiro/2011.

Suamy V.L. de Abreu é um vencedor e encerra sua administração com chave de ouro recebendo a Medalha Mérito Marechal Rondon no próximo dia 22.

Parabéns Prof. Suamy!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

ENEM - Estudantes prejudicados farão prova dia 15/12

Estudantes prejudicados por erros farão novas provas em 15 de dezembro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” comunica que as novas provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, para os alunos que foram prejudicados por erros de impressão nas provas amarelas, considerando o registro em ata, realizadas no dia 6 de novembro passado, serão realizadas no próximo dia 15 de dezembro às 13 horas, horário de Brasília.

Informa também que segue o trabalho de análise e reanálise das 116.626 atas dos locais de prova, com o objetivo de identificar os estudantes que, por algum motivo, não tenham substituído as provas com problemas de impressão. Foram identificados, até o momento, 2.817 estudantes, menos de 0,1% do total.
O Inep informa ainda que os alunos identificados serão comunicados pelos meios habituais (e-mail, sms e telefone). Também receberão um novo cartão de confirmação de inscrição com o local onde devem se apresentar. Estes estudantes receberão declaração de comparecimento para justificar eventual ausência do ponto de trabalho após a prova.
As normas de segurança do edital do Enem 2010 são as mesmas para a realização desta nova prova, ou seja, os alunos devem se apresentar com uma hora de antecedência no local da prova, portando o novo cartão de inscrição (que estará disponível no portal do Inep) e um documento de identidade com foto, além de caneta esferográfica preta.

Fonte: Assessoria de Comunicação Inep/MEC


Atenção!
O calendário do Enem 2010 segue rigorosamente dentro dos prazos estabelecidos, com a divulgação dos resultados prevista para a primeira quinzena de janeiro de 2011, e o início do processo da Seleção Unificada (Sisu) na segunda quinzena de janeiro de 2011.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Dia da Consciência Negra - 20 de novembro

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares,em 1695.O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).



A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

FALANDO DE ZUMBI

Zumbi foi o grande líder do quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência anti-escravagista. Pesquisas e estudos indicam que nasceu em 1655, sendo descendente de guerreiros angolanos. Em um dos povoados do quilombo, foi capturado quando garoto por soldados e entregue ao padre Antonio Melo, de Porto Calvo. Criado e educado por este padre, o futuro líder do Quilombo dos Palmares já tinha apreciável noção de Português e Latim aos 12 anos de idade, sendo batizado com o nome de Francisco. Padre Antônio Melo escreveu várias cartas a um amigo, exaltando a inteligência de Zumbi (Francisco). Em 1670, com quinze anos, Zumbi fugiu e voltou para o Quilombo. Tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares. "Zumbi" significa: a força do espírito presente. Baluarte da luta negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares.

O nome Palmares foi dado pelos portugueses, devido ao grande número de palmeiras encontradas na região da Serra da Barriga, ao sul da capitania de Pernambuco, hoje estado de Alagoas. Os que lá viviam chamavam o quilombo de Angola Janga (Angola Pequena). Palmares constituiu-se como abrigo não só de negros, mas também de brancos pobres, índios e mestiços extorquidos pelo colonizador. Os quilombos, que na língua banto significam "povoação", funcionavam como núcleos habitacionais e comerciais, além de local de resistência à escravidão, já que abrigavam escravos fugidos de fazendas. No Brasil, o mais famoso deles foi Palmares.

O Quilombo dos Palmares existiu por um período de quase cem anos, entre 1600 e 1695. No Quilombo de Palmares (o maior em extensão), viviam cerca de vinte mil habitantes. Nos engenhos e senzalas, Palmares era parecido com a Terra Prometida, e Zumbi, era tido como eterno e imortal, e era reconhecido como um protetor leal e corajoso. Zumbi era um extraordinário e talentoso dirigente militar. Explorava com inteligência as peculiaridades da região. No Quilombo de Palmares plantavam-se frutas, milho, mandioca, feijão, cana, legumes, batatas. Em meados do século XVII, calculavam-se cerca de onze povoados. A capital, era Macaco, na Serra da Barriga.

A Domingos Jorge Velho, um bandeirante paulista, vulto de triste lembrança da história do Brasil, foi atribuído a tarefa de destruir Palmares. Para o domínio colonial, aniquilar Palmares era mais que um imperativo atribuído, era uma questão de honra. Em 1694, com uma legião de 9.000 homens, armados com canhões, Domingos Jorge Velho começou a empreitada que levaria à derrota de Macaco, principal povoado de Palmares. Segundo Paiva de Oliveira, Zumbi foi localizado no dia 20 de novembro de 1695, vítima da traição de Antônio Soares. “O corpo perfurado por balas e punhaladas foi levado a Porto Calvo. A sua cabeça foi decepada e remetida para Recife onde, foi coberta por sal fino e espetada em um poste até ser consumida pelo tempo”.

O Quilombo dos Palmares foi defendido no século XVII durante anos por Zumbi contra as expedições militares que pretendiam trazer os negros fugidos novamente para a escravidão. O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Nas escolas as aulas sobre os temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, propiciarão o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.(Amélia Hamze)

EM PORTO VELHO
Neste final de semana, Porto Velho será palco de inúmeras manifestações culturais simbolizando uma importante data de luta contra a discriminação. É o Dia Nacional da Consciência Negra, em que se visa lembrar a resistência dos negros à escravidão e ao racismo. Zumbi, líder e guerreiro do Quilombo dos Palmares, foi morto em 20 de novembro por lutar pela libertação dos escravos, daí a comemoração.



O dia também lembra o centenário da Revolta da Chibata, uma luta que marcou a vitória dos trabalhadores da marinha brasileira no início da República. O almirante negro, filho de escravos, João Cândido, liderou uma batalha para a extinção do uso da chibata, prática utilizada contra os marinheiros na época. Ainda a lei N.º 10.639, de 2003, incluiu no calendário escolar esta data, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. E a luta, a história, cultura e manifestações artísticas dos negros em Rondônia, também podem ser celebradas na extensa programação preparada pelas diversas entidades e associações que lutam contra o preconceito racial e igualdade de direitos no Estado. A realização conjunta envolve o apoio da Fundação Iaripuna, e os eventos têm inicio hoje.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

ENEM - Ministério da Educação recorreu de decisão do Ceará e venceu


O Tribunal Regional Federal da 5ª Região suspendeu na noite desta quinta-feira (18) a liminar que obrigava o governo a promover uma segunda prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para todos os candidatos que assim desejassem.
Emitida pela juíza Karla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara da Justiça Federal do Ceará, a decisão anterior favorecia todos os estudantes que se sentissem prejudicados pelas falhas ocorridas na aplicação do exame. A medida havia sido tomada ontem, na quarta-feira (17).
Realizado nos dias 6 e 7 de novembro, o Enem teve problemas no primeiro dia de provas - foram distribuídos cadernos com questões repetidas e páginas em branco, além de um erro na impressão da folha de respostas ter afetado todos os candidatos. O cabeçalho da folha foi invertido, o que pode ter causado confusão entre os estudantes. Mais de 3,3 milhões de alunos fizeram o Enem.
Para o procurador do MPF (Ministério Público Federal) do Ceará, Oscar Costa Filho, é o candidato – e não o MEC (Ministério da Educação) – quem deve dizer se foi prejudicado pelas falhas no Enem. Ele encaminhou o caso à juíza Karla, que decidiu pela liminar.
Atraso no calendário
A nova decisão, tomada pelo TRF-5, afirma que se houvesse de fato a reaplicação da prova, haveria atraso tanto no calendário do Enem quanto nas datas das universidades federais que incorporam a prova como processo seletivo. Não foi esse o entendimento anterior da decisão da juíza Karla, para quem o MEC não poderia dizer quem foi prejudicado; "quem tem que dizer isso é o aluno".

Em resposta à juíza, a AGU (Advocacia-Geral da União) protocolou hoje o recurso que derrubou a decisão liminar.
Um comunicado no portal do MEC na internet diz que a AGU considera que os alunos eventualmente prejudicados podem requerer a correção invertida através de requerimento disponível no site do Enem e que vai existir a possibilidade de uma nova prova para quem recebeu o caderno de questões amarelo com falhas de impressão.

Fonte:uol.com

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A “in-FELICIDADE” de ser Professor!


Professor Nazareno*

O dia 15 de outubro não deveria ser dedicado a nós professores. “É muito pouco para quem tanto fez e ainda faz pelo progresso e pelo desenvolvimento do Brasil”, devem pensar alguns incautos e desinformados. Com todo este progresso e todo este desenvolvimento que estamos vendo por aí é de se pensar o que nós, os mestres, estamos fazendo realmente por este país, periferia de capitalismo. Talvez, por isso, no ano passado o MEC divulgou na mídia uma propaganda mostrando o progresso e o desenvolvimento que existem de fato em vários países do mundo: o responsável? Ora, o professor, pronunciado em vários idiomas. Não deu certo: retiraram o comercial do ar. Um só dia para tecer loas hipócritas e o restante do ano para humilhar esses profissionais.

No Brasil, a realidade é outra e completamente diferente. E o entrave maior não é o salário. Nunca foi. Também não é a indisciplina de alguns alunos ou a sujeira existente dentro das salas de aula. Nem a relutância de alguns pais em proteger seus filhos. Muito menos as constantes brigas do nosso sindicato com os governantes de plantão nem as perseguições ridículas de alguns diretores de escolas. O nosso maior problema é que temos uma sociedade que não valoriza a educação. Da porta da sala de aula para fora, talvez menos de dez por cento dos brasileiros vêem na escola alguma função que se possa associar à vida cotidiana. Daí, o fato cresce e é copiado espertamente pelos políticos. Por isso o sonho de muitos professores é fazer concurso para trabalhar em outras áreas.

Salário de professor no Brasil é menos do que muitas prostitutas ganham para lavar pratos. No entanto, baixo salário não é problema. Os médicos de Rondônia, por exemplo, ganham na maioria das vezes salários astronômicos e a saúde estadual está um caos. É preciso observar quem de fato exerce dignamente a sua função. Quem realmente tem compromisso com a educação e o futuro deste país. Um bom professor não pode ganhar a mesma coisa que um mau professor. Por isso, é comum ouvirem-se afirmações de que há professores que ganham mal pelo muito que fazem, enquanto outros ganham muito bem pelo pouco que desempenham em sala de aula. Nas escolas há algumas aulas muito boas, mas também há outras que são tão produtivas quanto o solo lunar.

Nos países cujas sociedades valorizam o estudo, a educação e o saber o que se vê é uma multiplicação de oportunidades e um franco progresso e desenvolvimento a exemplo da Coréia do Sul, Japão, Holanda, Finlândia, Estados Unidos, etc. O imperador japonês, por exemplo, presta reverência a qualquer professor que vá visitá-lo. Imagine-se uma autoridade qualquer, Lula ou Roberto Sobrinho, que é psicólogo, fazerem isto a um professor. O nosso Presidente e muitos dos nossos políticos têm, juntos, menos anos de estudos do que um camelô ou um gari. Ainda assim, o nosso país é um dos que mais investem em educação. O problema é que esta verba é sempre mal gerenciada.

Professor é azarado mesmo. São poucos os que sabem escrever um bom texto ou raciocinar de forma consciente. E quando tentam fazê-lo, quando ousam mostrar o pouco, o quase nada que sabem, seus raros leitores já o vêem como um sujeito depressivo, infeliz, ranzinza ou pedante e põem logo em xeque a sua capacidade profissional ou tentam calá-lo ameaçando o seu diminuto salário. Muitas pessoas acreditam que professor é sempre um sujeito de boa educação, polido, paciente e que deveria escrever somente aquilo que os hipócritas gostariam de ler. Eu, por exemplo, tenho um Blog (http://blogdotionaza.blogspot.com) com meia dúzia de leitores: eu mesmo, minha esposa quando tem tempo, meus filhos quando eu os obrigo, e mais duas ou três pessoas.

Apesar de tudo, ser professor é ser feliz, é saber que na sociedade se exerce a função de cabeça, a função de conduzir os outros. “Quem faz aquilo de que gosta não precisa trabalhar”. Mas a educação e o professor ainda vão custar muito a alcançar valor neste país de “jecas”, nesta nação de pouca visão educacional, neste submundo dominado pelo maniqueísmo e pela astúcia de poucos, neste "brasilzinho" de muita gente analfabeta e ignorante onde os políticos se aproveitam para prometer investimentos fictícios na educação. Mas haverá um dia em que greve de professores será por melhorias no sistema de educação e não pela insana vontade de ganhar tanto quanto ganham as empregadas domésticas, os garis, os cobradores de ônibus e outras categorias tão importantes para a sociedade, mas que não precisaram estudar e nem defender nenhuma tese de mestrado ou doutorado para exercer sua função.

*É professor em Porto Velho

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Aos Professores

A EQUIPE JBC

Obrigado por fazerem do aprendizado não um trabalho, mas um contentamento. Por fazerem com que nos sentíssemos pessoas de valor; por nos ajudarem a descobrir o que fazer de melhor e, assim, fazê-lo cada vez melhor. Obrigado por afastarem o medo das coisas que pudéssemos não compreender; levando-nos, por fim, a compreendê-las...Por resolverem o que achávamos complicados... Por serem pessoas dignas de nossa total confiança e a quem podemos recorrer quando a vida se mostrar difícil...Obrigado por nos convencerem de que éramos melhores do que suspeitávamos.

Feliz dia dos Professores!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

UNIR - Mudança na data de inscrição - dia 30/09 a 15/10

Onde se lê:

3. INSCRIÇÕES
3.1. As inscrições para o Processo Seletivo 2011 estarão abertas no período de
22/09 a 11/10/10 e serão efetuadas exclusivamente via internet no endereço
eletrônico http://www.vestibular.unir.br.
(...)
3.6. Após o envio da solicitação de inscrição, o candidato deverá imprimir o boleto
bancário que deverá ser pago até o dia 11/10/10, preferencialmente no Banco do
Brasil, observado o horário normal de funcionamento.
(...)
4.9. Os candidatos que tiverem seus pedidos de isenção indeferidos deverão efetivar
sua inscrição para o concurso, acessando o endereço eletrônico
www.vestibular.unir.br e imprimir a GRU COBRANÇA, por meio da página de
acompanhamento, para pagamento até o dia 11/10/10 conforme procedimentos
descritos neste edital.
(...)
9. LEITURA OBRIGATÓRIA
O Rio que Comanda a Vida – Autor: Leandro Tocantins
Leia-se:
3. INSCRIÇÕES
3.1. As inscrições para o Processo Seletivo 2011 estarão abertas no período de
30/09 a 15/10/10 e serão efetuadas exclusivamente via internet no endereço
eletrônico http://www.vestibular.unir.br.
(...)
3.7. Após o envio da solicitação de inscrição, o candidato deverá imprimir o boleto
bancário que deverá ser pago até o dia 15/10/10, preferencialmente no Banco do
Brasil, observado o horário normal de funcionamento.
(...)
4.10. Os candidatos que tiverem seus pedidos de isenção indeferidos deverão efetivar
sua inscrição para o concurso, acessando o endereço eletrônico
www.vestibular.unir.br e imprimir a GRU COBRANÇA, por meio da página de
acompanhamento, para pagamento até o dia 15/10/10 conforme procedimentos
descritos neste edital.
(...)
10. LEITURA OBRIGATÓRIA
O Rio Comanda a Vida – Autor: Leandro Tocantins

LEIA O RESTANTE NO LINK:
http://www.processoseletivo.unir.br/concursos_arquivos/81_errata_n_01___vestibular20

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Centenário de Ary Pinheiro e 67 anos território

Do Blog do Sérgio Ramos http://www.sergioramos.com.br/
 
HOMENAGEM

O centenário do médico, etnólogo, escritor e arqueólogo Ary Tupinambá Pena Pinheiro e o 67º ano de criação do Território Federal do Guaporé, serão os temas da próxima atividade da Academia de Letras de Rondônia, ACLER.
As inscrições serão abertas na semana que vem e o evento vai acontecer a partir das 19  horas do dia 13 setembro, no Teatro Banzeiros, estando na programação três palestras, conforme anunciou a ACLER.
Nascido no Estado do Pará, o médico Ary Pinheiro, que desde 1981 é o patrono do Hospital de Base, veio para Porto Velho na década de 1930, onde se estabeleceu, não limitando-se apenas à medicina, mas passando também para os campos da pesquisa etnológica e arqueológica, sendo que o seu acervo, após seu falecimento, foi entregue ao Governo do Estado.
Sobre sua figura e seu trabalho, a ACLER está programando duas palestras, uma sobre o personagem, a ser feita pela acadêmica Yeda Pinheiro Borzacov, e outra acerca sobre suas pesquisas, com um palestrante convidado.
A discussão sobre os 67 anos do Território, que em 1981 foi considerado extinto com a criação do Estado, deverá ser abordado sob o tema "A importância do Território Federal para o Brasil conhecer e assumir a região do hoje Estado de Rondônia", a ser apresentado pelo professor e historiador Walfredo Tadeu.
Fonte: Assessoria

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Estudantes poderão usar nota Enem no programa Faculdade Já


Pela internet o estudante vai poder pesquisar e escolher qual curso universitário prefere. O sistema Faculdade Já vai ser lançado nessa quinta-feira e pretende facilitar o encontro entre as instituições privadas de ensino superior e os candidatos.
Por ano, cerca de 400 mil vagas não são preenchidas. Um desperdício em um país onde tanta gente sonha com uma formação de nível superior.
Comparar cursos, preços, carreiras e notas mínimas exigidas vai permitir uma escolha mais precisa para o estudante. À medida que mais universidades entrem no sistema haverá uma menor necessidade de viagens para se prestar provas de vestibular.
“O processo funciona em duas etapas. Na primeira, o candidato se inscreve através do site, sempre gratuitamente. Indica o estado em que quer estudar e coloca também a carreira, dentro de um leque de mais de 120 opções. Faz o pré-cadastro, o sistema mostra quais as universidades que estão disponibilizadas, ele vai avaliar pelo site e vai ver qual a nota - o critério básico é a nota do Enem, ele pode utilizar a nota do Enem 2010 e até o de 2009”, explica o diretor do Faculdade Já, João Mesquita.
Com o resultado do Enem na mão, o estudante tem três dias para fazer a matrícula. Passado esse prazo essa vaga poderá ser ocupada por outro candidato. A agilidade deve permitir que aos poucos universidades e estudantes possam gastar menos e lucrar mais.
Fonte: g1.globo.com

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Rondônia e a dialética das queimadas

No início deste ano, quando eu ainda escrevia artigos periodicamente para a mídia, um jornal italiano publicou uma reportagem em que afirmava que o Estado de Rondônia, no noroeste do Brasil, era um lugar pouco recomendado para se visitar. As queimadas nas florestas locais tornavam este lugar "um verdadeiro inferno na terra". A publicação ainda informava que não era uma lista oficial, mas sim, uma lista de situações de emergência global e onde vivem populações em condições precárias e com baixíssima qualidade de vida. A chiadeira foi geral. Comentários preconceituosos e xenófobos inundaram os sites locais. Pessoas se dizendo filhos da terra, com arroubos cívicos, nacionalistas e patrióticos, puseram logo em xeque a veracidade da matéria. Infelizmente, se os italianos vierem agora a Porto Velho apenas constatarão o óbvio.


Porém não bastou muito tempo para que as previsões e denúncias contidas naquela matéria, verídicas ou não, fizessem parte da mais absoluta verdade. De nada adianta mandar os incomodados saírem deste Estado. De nada adiantará expulsar os que falam mal daqui. A realidade está aí para qualquer um ver. A fumaceira de dimensões apocalípticas pode inviabilizar o funcionamento deste Estado e de regiões vizinhas. O aeroporto local é fechado todo dia, as aulas estão sendo suspensas. Atividades rotineiras são adiadas. Pouco adianta também dizer que o problema não é apenas local. Dizer que o Primeiro Mundo devastou suas florestas em nada vai contribuir para amenizar o nosso problema, o nosso sofrimento. Então, por que só copiamos os maus exemplos deles? A delirante tese de internacionalização da Amazônia pode ganhar força diante disto.

"Quando nosso céu se faz moldura. Para engalanar a natureza. Azul, nosso céu é sempre azul. Que Deus o mantenha sem rival. Cristalino sempre puro.E o conserve sempre assim", diz mentirosamente o Hino Céus de Rondônia. Deus, não conserve este céu sempre assim, podemos não suportar por mais muito tempo. Ou então devemos trocar a letra deste hino para a versão que a Banda Odisséia propôs recentemente numa paródia: "Azul, poderia ser azul. Em vez, tudo cinza, tudo igual. Nosso rio só tem mercúrio. Amazônia é capim". Nossos rios, nossas matas, tudo em fim mesmo. Por isso, senhores autoridades responsáveis pelo meio ambiente, peçam demissão de seus cargos, pelo amor de Deus. Os senhores falharam, admitam. Caiam fora. Não há desculpas. Da Ministra do Meio Ambiente aos secretários municipais todos negligenciaram ou não foram competentes para prever o óbvio. Qualquer idiota sabia da existência da estiagem.

A baixa umidade relativa do ar nesta época, fato previsto todos os anos, associada à inoperância e à incompetência do Estado brasileiro que com seus órgãos de defesa da natureza pouco ou nada fazem, a não ser aumentar o empreguismo estatal, e contando com a irresponsabilidade dos grandes pecuaristas e pequenos incendiários urbanos, todos produzem a receita ideal para transformar esta região no verdadeiro inferno na terra. Senhores candidatos, parem de usar o programa eleitoral gratuito como coluna social. Precisamos de propostas concretas e mais sérias para enfrentar este problema que é de todos nós. Um povo que produz bois-bumbás, arraial Flor do Maracujá, carnaval fora de época, passeatas gays, pontes, hidrelétricas e viadutos precisa também se unir para melhorar a sua própria qualidade de vida. Cobremos então soluções de nossas autoridades. Será que perdemos a capacidade de nos indignar?
Nestas horas de agonia, fumaça, poeira e pouco ar puro para se respirar, a população que paga os altos impostos e está sofrendo as conseqüências de mais esta grande catástrofe ambiental na Amazônia devia se mobilizar e perguntar: cadê o Estado brasileiro? Qual o porquê de tanta ineficiência? Cadê a Justiça em suas várias instâncias? Onde estão as Forças Armadas? Por que o Ministério Público parece estar fazendo vistas grossas a toda esta calamidade? Os organismos de defesa do meio ambiente, onde estão? As prefeituras municipais, os governos estaduais, essas ONGS, que dizem tanto defender a natureza? A Polícia Federal estaria apenas preocupada com o roubo de diamantes na reserva Roosevelt e não pode interferir? Qual a função do Corpo de Bombeiros? Por que ninguém faz nada? Por que só parte da mídia e alguns incomodados como eu gritam? Por quê? Será que nos abandonaram?



* O professor Nazareno, com asma, sinusite e rinite alérgica, leciona na escola João Bento da Costa em Porto Velho. (profnazareno@hotmail.com)

sábado, 14 de agosto de 2010

Gerações Interativas - segunda edição da pesquisa com jovens e adolescentes

.Crianças e adolescentes estão cada vez mais conectados as chamadas telas digitais: Internet, celular, televis�o e videogames. Com que frequ�ncia e de que forma costumam utilizá-las em seu cotidiano? Para analisar esse fenômeno e chamar a atenção de pais e educadores para a importância da mediação educativa, nasce o projeto iberoamericano Gerações Interativas, idealizado pela Universidade de Navarra (ES) em parceria com a Telefônica.

O Gerações Interativas tem como principal ação a realização de uma pesquisa bianual de caráter comportamental em escolas espanholas e latino-americanas que visa conhecer em detalhe o quanto os alunos de 6 a 18 anos estão envolvidos com as mídias digitais, e os respectivos impactos desse hábito nos meios familiar e escolar.

No Brasil, a segunda edição da pesquisa Geração Interativa será realizada de 20 de maio até a primeira semana de outubro de 2010. E a sua escola pode participar! Basta ter computadores conectados à Internet. A pesquisa é aplicada por meio de um questionário on line que os estudantes respondem, anonimamente, em suas escolas. Cada escola recebe uma senha de acesso para ser utilizada por todos os alunos. Para receber essa senha, a escola deve preencher um formulário na Internet (clique aqui para acessar o formulário http://www.generacionesinteractivas.org/?page_id=242 )

A aplicação da pesquisa exige alguns cuidados. Assim o EducaRede elaborou um Roteiro para o professor( http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm%20pg=comunidade_virtual.publicacao&&id_comunidade=0&ID_PUBLICA=6943 )
com orientações que vão desde como planejar essa ação, passando por dicas para ajudar os alunos a responderem o questionário, até o compartilhamento dos resultados com o grupo.

A escola participante da pesquisa recebe relatórios personalizados sobre os dados coletados na sua instituição. A partir desse diagnóstico, espera-se que a escola incorpore em seu planejamento pedagógico uma proposta de uso dessas informações para desenvolver atividades voltadas para educadores, alunos e suas famílias relacionadas ao uso responsável das telas digitais. O Foro Generaciones Interativas, que tem o EducaRede Brasil como parceiro local, oferece assessoria, materiais, propostas de atividades e acompanha a distância essa tarefa.

Caso tenha alguma d�vida em rela�o � pesquisa, entre em contato pelo e-mail programaeducarede@gmail.com.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Avaliação tem de funcionar como canal para aprimoramento.

Enem deve servir para escolas repensarem métodos

Fonte: g1.globo.com

As coisas são sempre avaliadas em educação. Os estudantes que o digam. Fazem prova disso e avaliação daquilo. São perseguidos pelos fantasmas das notas, cobranças dos pais e classificações escolares. E para que serve tudo isso?

Essa é uma questão que parece se perder. Quando uma escola avalia seus alunos, seu principal objetivo deve ser o de apurar seu próprio trabalho. Dependendo de como for o desempenho dos estudantes, ela deve ou não prosseguir em sua maneira de propiciar o conhecimento e desenvolvimento cognitivo de seus alunos.

No geral, o que se percebe não é bem isso. As avaliações acabam sendo um fim em si mesmo e não um meio de crescimento. Assim, os alunos com notas altas são bons e com eles está tudo bem. Do contrário, têm um problema que deverão correr atrás. Não atingiram os objetivos propostos, não aprenderam, não se apropriaram do conhecimento que a escola detém. E o verdadeiro fim de uma escola, ajudar seus alunos a crescer, fica esquecido.

Os métodos de avaliação, por sua vez, são só um modo de verificação de como as coisas andam no processo ensino aprendizagem, não são absolutos.

Tanto é assim que, observando a classificação das escolas de acordo com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nota-se alguns disparates. Por exemplo, com a diferença de apenas um ano o primeiro lugar do Enem 2009 ocupava a décima posição no ano anterior. Isso não é nada se considerarmos um colégio do interior de São Paulo: saltou da 336ª posição para a quarta considerando o mesmo período.

Ou essas escolas têm se aproveitado do Enem para reverem seus trabalhos, o que num tempo tão pequeno dificilmente surtiria um efeito tão grande; ou essa avaliação precisa ser revista, não sendo muito confiável.

Sem status
Essa e outras avaliações das instituições de ensino, assim como as dos alunos não devem servir apenas para garantir um status para quem é avaliado. Ano passado, algumas escolas tiveram problemas por não terem garantido um bom lugar na classificação do Enem. Foram questionadas pela sua clientela.

Ela está no seu direito. Mas perpetuam aquilo que as instituições fazem com seus filhos – colocam todo o peso de um trabalho em um exame. Assim, ele é apenas usado para dizer se a escola é boa (como com os alunos), deixando de lado o que seria sua principal função: a de propiciar uma reflexão de seu trabalho e mudanças efetivas se necessário.

No fim, os colégios acabam sendo vítimas de sua própria maneira de agir. Que as avaliações são necessárias, não há dúvida. No entanto, elas devem ser um meio de aprimoramento e crescimento. Ensinar e aprender é algo bastante dinâmico, não dá para reduzir a uma lista classificatória.

É preciso mudar o modo de ver as coisas. Que a experiência das escolas com esse exame sirva para que elas repensem suas práticas.

(Ana Cássia Maturano é psicóloga e psicopedagoga)

Saiba mais:

  • Opinião: Devemos viver na realidade e propiciar isso aos nossos filhos
  • Bagunça dos filhos na hora dos jogos é modo de se expressar
  • É difícil ensinar e aprender sem saber qual é o valor da educação

    sexta-feira, 6 de agosto de 2010

    Dia dos Pais

    EDITORIAL – FIGURA DO PAI.

    Neste domingo, comemoramos o Dia dos Pais. Mas quem é esta figura que no dia-a-dia muitas vezes não está presente? Esta figura que, na correria dos dias modernos muitas vezes sai de casa antes que os filhos acordam e volta para casa quando os filhos já estão dormindo e nos fins-de-semana que acaba vendo-os muito pouco e não tem tempo para conversar? Este que muitas vezes como filhos achamos que não nos ama, que não dá bola pra gente, nunca tem tempo, e juramos que nunca iremos cometer os erros que julgamos que nossos pais cometeram conosco com nossos filhos.

    Mas os anos vão passando, crescemos e começamos a encarar a vida. Casamos e nos vemos pais. E quando paramos para pensar e ver o que estamos fazendo, nos damos conta de que estamos fazendo a mesma coisa com nossos filhos que juramos nunca fazer.

    A vida é assim mesmo e o que fazer para mudar. Muitos conseguem fazer mudanças em suas vidas e acabam conseguindo ficar mais tempo junto aos filhos, mas outros muitas vezes não conseguem por questões de trabalho e acabam vendo os filhos só no fim-de-semana.

    Não julgue seu pai como o mais careta, como aquele que nunca está presente, como aquele que esqueceu seu aniversario, pois todo o pai ama o filho e muitas vezes não sabe como demonstrar este amor.

    No convívio diário, ele tem certeza que está fazendo o melhor para que um dia o filho não tenha que passar necessidades, para que o filho não enfrente os problemas que ele enfrentou, para que o filho tenha um futuro melhor.

    Independente da forma como você encara e como você classifica seu pai, neste domingo, vá até ele, dê-lhe um abraço bem apertado e deseje-lhe um ótimo dia dos pais.

    UM FELIZ DIA DOS PAIS!

    Aluizio Guedes - http://www.diamantenegroaluisio.blogspot.com/

    quinta-feira, 5 de agosto de 2010

    UNIR divulga edital 2ª fase vestibular 2011

    A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulgou, nesta segunda-feira (26), o edital da 2ª fase do vestibular 2011, que está disponível para download na página da instituição, no endereço www.unir.br, no Portal de Concursos e Vestibulares no link “Vestibular UNIR 2011”.

    A 2ª fase será uma prova com 100 questões de múltipla escolha, compreendendo: 15 questões de Língua Portuguesa e 6 de Literatura Regional; 7 de Matemática; 7 de História; 7 de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol); 7 de Física; 7 de Biologia; 7 de Geografia; 7 de Química; 30 de Estudos Regionais, sendo 15 questões de História Regional e 15 de Geografia Regional.

    A prova ocorrerá no dia 5 de dezembro, das 13 às 18h, horário local de Rondônia, nas cidades de Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Porto Velho, Rolim de Moura e Vilhena, exceto para o curso de medicina, cuja prova será aplicada somente em Porto Velho.

    A 1ª fase do vestibular será o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A redação e as quatro provas do ENEM, cada uma com 45 questões, serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro. No sábado, dia 6, haverá prova de ciências da natureza e ciências humanas. No domingo, dia 7, deverá ser feita a redação e haverá prova de matemática, linguagens e códigos. Em ambos os dias a prova terá início às 13h, horário de Brasília. O encerramento ocorrerá às 17h30 no sábado e 18h30 no domingo.

    A nota final no processo seletivo 2011 da UNIR será a média aritmética das pontuações obtidas na 1ª e 2ª fases.

    Inscrição – As inscrições estarão abertas no período de 22 de setembro a 11 de outubro e serão efetuadas exclusivamente pela internet no endereço http://www.vestibular.unir.br.

    Para se inscrever, o candidato deverá preencher o requerimento de inscrição com seus dados pessoais, opção de curso e de língua estrangeira, além da cidade de realização da prova. Também é necessário informar o número de inscrição no ENEM 2010, sem o qual não será possível se inscrever na 2ª fase do vestibular 2011 da UNIR.

    Ao término do preenchimento do requerimento, é recomendado ao candidato que confira com atenção todos os dados antes de enviar a solicitação de inscrição. Em seguida, o candidato deverá imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 75,30, até o dia 11 de outubro.

    O candidato de família de baixa renda poderá solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição no período de 1 a 15 de setembro. Para tanto, é preciso solicitar a isenção por meio do preenchimento do requerimento no site http://www.vestibular.unir.br e depois confirmar o pedido entregando a declaração de que é membro de família de baixa renda para a Comissão de Isenção na UNIR-Centro, em Porto Velho, e nos Campi da UNIR.

    Cursos e vagas – No total, a UNIR oferecerá 2.665 vagas para o ano letivo de 2011, com entrada para o 1º e 2º semestres do ano. Os candidatos podem conferir a relação dos 54 cursos de graduação oferecidos pela universidade em seus sete Campi no anexo I do edital.

    Leitura obrigatória – São livros de leitura obrigatória para a 2ª fase do vestibular 2011 da UNIR as obras “O Rio que Comanda a Vida”, de Leandro Tocantins; “Galvez, Imperador do Acre”, de Márcio de Souza; e “Órfãos do Eldorado”, de Milton Hatoum.

    A Comissão Permanente de Processo Seletivo de Discentes (CPPSD) da UNIR informa que, em breve, serão divulgadas as informações referentes às provas de habilidades específicas para os cursos de Artes Visuais, Música e Teatro. Também serão divulgadas posteriormente as informações da seleção para o curso de Educação Básica Intercultural.

    Para mais informações acesse o link do “Vestibular UNIR 2011” no Portal de Concursos e Vestibulares da UNIR, no endereço www.unir.br, ou entre em contato com a CPPSD pelos telefones (69) 2182-2026 ou 2182-2031.

    Fonte: UNIR

    sexta-feira, 9 de julho de 2010

    Onde foi que o Tio Suamy errou?

    Confesso que estou procurando uma resposta para minha própria pessoa e professores que trabalham comigo e não estou encontrando. É que de repente no dia 07/07/2010, precisamente às 07:30h da manhã alguns alunos me esperavam à porta da sala da direção para me informarem que alunos do Projeto Terceirão da Escola JBC, estiveram na mídia televisiva, solicitando que a minha pessoa e de alguns outros professores do projeto parássemos de atrapalhar as ações do movimento estudantil rondoniense. Confesso perceber que precisava me inteirar sobre a coisa. Contudo depois de meia hora de conversa e continuando não entendendo muito, os alunos da escola desconfiaram que o diretor estava rodado na questão, e terminaram o convencendo que os alunos que estiveram na mídia não falavam do diretor do JBC, que falavam de outras pessoas, de algum ET, algum ente em outra dimensão, de outra galáxia, que possivelmente (eles)tinham almoçado vidro moído e agora estavam com dificuldade de expelir o cerol, que por isso enganaram-se a respeito da pessoa a quem direcionavam a metralhadora.

    Sempre procurei durante os 20 anos que estou na educação ajudar alunos, senão vejamos: minhas passagens pelos IEE Carmela Dutra, onde trabalhei no Curso de Magistério com práticas culturais modernas, shows de calouros, teatro e poesias bimestrais momentos bons no instituto; como diretor da EEEFM Paulo Freire em Itapuã D’Oeste ajudando na estruturação de APP e Grêmio Estudantil; na direção da EEEF João Francisco Correia também em Itapuã D’Oeste, trabalhando na montagem de horta, organizei APP, construção de praça e que fique claro isso tudo aconteceu com apoio de alunos. Durante os últimos oito anos na direção da JBC venho lutando para preparar alunos da escola pública para ingressarem ao nível superior, conseguimos diversas vitórias. Todo mundo sabe que conduzir um aluno da escola particular até a Universidade Federal tornou-se no Brasil algo de lógico, agora, conduzir os da escola pública tem sido tarefa não tão fácil e se a JBC conseguiu aprovar mais de 600 alunos para a federal nos últimos 9 anos ,por que amarelaríamos agora?

    Estão enganados os imbeciotas (fusão de imbecil com idiota), que vêem nesses alunos aprovados nesses anos que se passaram, puxa sacos, CDFs empurrados, que encontraram moleza ou tiveram vida fácil; ao contrário, convivemos nos últimos anos com um massivo número de ALUNOS EXCELÊNCIA, tinham objetivos claros, tratavam-se no bom sentido de verdadeiros “ratos de biblioteca”, que transpiravam JBC, corriam atrás de algo que para muitos deles era a única e grande chance, sabiam o que queriam, e alcançaram seus objetivos e nós professores do JBC, bem nós fomos apenas o detalhe facilitador e, que inclusive reconhecemos que é para isso que fomos pagos.

    Postas essas considerações gostaria de informar que diretores e professores de escola pública, não possuem competência, nem interesse em entrar em confronto com Instituições Federais e, reconhecemos a pressão nacional e esforço do governo brasileiro para minimizar as dificuldades das minorias, contudo o poderoso e forte braço do poder executivo nacional orienta para que a testagem /critério de ingresso nas IFES ocorram via ENEM. Ao contrário do que a meninada imediatista pensa, a UNIR ainda é uma instituição em fase de consolidação e precisa de todo apoio do mantenedor para continuar crescendo, produzindo pesquisa e buscando atender as demandas do Estado de Rondônia. Somente um Reitor louco diria não ao MEC. E mais, para nós de Rondônia a UNIR é tudo de bom.

    Voltando ao diretor JBC e professores do Projeto Terceirão, gostaríamos de informar a quem interessar possa que: Hoje a UNIR afirma que o Critério de Ingresso é o ENEM, se é assim, enquanto diretor junto com os professores da Instituição estamos preparando os alunos para isso e tenho certeza que serão bem sucedidos, se em outro momento ela mudar para a Prova Brasil, Olimpíada de Matemática, de Física, Língua Portuguesa, Biologia, vestibular até de jogo de damas ou do raio que o parta, enquanto cidadãos prepararemos nossos alunos para a prova do modelo adotado e, hoje estamos deixando claro que nunca vimos os alunos desta escola vestidos com a camisa amarela de Piu Piu (pássaro do desenho animado protegido pela vovó), nossos alunos são todos no modelo Pica Pau, topetudos, não possuem medo de prova nenhuma, vitoriosos em tudo, contudo sabem que existem pessoas preparadas iguais a eles, no entanto na hora da prova são determinados, botam para cima e terminam através de suas competências implantando-se nas vagas federais e, nós do JBC somos apenas o detalhe facilitador, regentes da ópera.

    O problema agora é que ao que parece apareceram meia dúzia de camaradas TCHES em nosso meio, para quem o muro de Berlim ainda não caiu, com idéias fedendo a mofo e com preguiça de estudar, vamos a luta jovens, preparem-se, não tenham medo do novo, porque se tiverem com certeza fracassarão na vida e aí não poderão dizer que lhes faltou oportunidades, o tio e os professores continuarão a ajudar todos, mesmo aqueles incautos indistintos. É fácil para quem já está vivendo academia dizer que ela não presta, parece que está sendo difícil é estudar para fazer uma boa avaliação no ENADE e levantar o nível da instituição. Eu sou orgulhosamente um PRODUTO UNIR. Amém.
    Suamy V. Lacerda de Abreu

    sexta-feira, 18 de junho de 2010

    Morre Saramago - "um dos últimos titãs de um gênero literário que se está a desvanecer".

    José de Sousa Saramago (Azinhaga, Golegã, 16 de Novembro de 1922Lanzarote, 18 de Junho de 2010) foi um escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português.
    Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Saramago foi considerado o responsável pelo efectivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.
    O seu livro Ensaio Sobre a Cegueira foi adaptado para o cinema e lançado em 2008, produzido no Japão, Brasil e Canadá, dirigido por Fernando Meirelles (realizador de O Jardineiro Fiel e Cidade de Deus). Em 2010 o realizador português António Ferreira adapta um conto retirado do livro Objecto Quase, conto esse que viria dar nome ao filme Embargo, uma produção portuguesa em co-produção com o Brasil e Espanha.
    Nasceu na província do Ribatejo, no dia 16 de Novembro, embora o registo oficial apresente o dia 18 como o do seu nascimento. Saramago, conhecido pelo seu ateísmo e iberismo, foi membro do Partido Comunista Português e foi director do Diário de Notícias. Juntamente com Luis Francisco Rebello, Armindo Magalhães, Manuel da Fonseca e Urbano Tavares Rodrigues foi, em 1992, um dos fundadores da Frente Nacional para a Defesa da Cultura (FNDC).

    Saramago foi conhecido por utilizar frases e períodos compridos, usando a pontuação de uma maneira não convencional. Os diálogos das personagens são inseridos nos próprios parágrafos que os antecedem, de forma que não existem travessões nos seus livros: este tipo de marcação das falas propicia uma forte sensação de fluxo de consciência, a ponto do leitor chegar a confundir-se se um certo diálogo foi real ou apenas um pensamento. Muitas das suas frases (i.e. orações) ocupam mais de uma página, usando vírgulas onde a maioria dos escritores usaria pontos finais. Da mesma forma, muitos dos seus parágrafos ocupariam capítulos inteiros de outros autores. Apesar disso o seu estilo não torna a leitura mais difícil, se os seus leitores se habituarem facilmente ao seu ritmo próprio.
    Estas características tornam o estilo de Saramago único na literatura contemporânea, sendo considerado por muitos críticos um mestre no tratamento da língua portuguesa. Em 2003, o crítico norte-americano Harold Bloom, no seu livro Genius: A Mosaic of One Hundred Exemplary Creative Minds ("Génio: Um Mosaico de Cem Exemplares Mentes Criativas"), considerou José Saramago "o mais talentoso romancista vivo nos dias de hoje" (tradução livre de the most gifted novelist alive in the world today), referindo-se a ele como "o Mestre". Declarou ainda que Saramago é "um dos últimos titãs de um género literário que se está a desvanecer".MORREU O TITÃ NA DATA DE HOJE!

    domingo, 13 de junho de 2010

    INSCRIÇÃO ENEM 2010

    INSCRIÇÃO ENEM 2010 DE 21 DE JUNHO A 9 DE JULHO

    O presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, anunciou hoje que as inscrições para o Enem 2010 começam no dia 21 de junho, e seguem até 9 de julho. O anúncio foi feito durante entrevista concedida ao lado da secretária de educação superior do Ministério da Educação, Maria Paula Dallari Bucci. As provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro.

    O exame continuará com 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade para a edição deste ano é a inclusão de língua estrangeira. No momento da inscrição, o aluno deverá escolher entre o inglês e o espanhol.

    No primeiro dia do Enem (sábado, 6 de novembro), as provas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No domingo, os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, e também terão de fazer uma redação. No primeiro dia, o exame começará às 13h e acabará às 17h30m.(HORÁRIO DE BRASÍLIA) No segundo, os estudantes terão uma hora a mais e a prova terminará às 18h30m.

    Será cobrada a mesma taxa de inscrição das edições passadas, R$ 35. Os alunos de escolas públicas são isentos. Como nos anos anteriores, as provas também serão aplicadas nos presídios, em datas diferentes.

    COMO FAZER A INSCRIÇÃO

    Tenha em mãos o seu CPF para fazer as inscrições para o Enem 2010! Corra já até uma agência dos correios ou da Receita Federal e providêncie o seu. Sem CPF, atualmente, você não faz Enem.

    Qual o valor da taxa de inscrição no Enem 2010? Os Alunos concluintes do ensino médio em escolas públicas não pagam. Há casos de isenção que deverá ser solicitada no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/inscricao. O deferimento dos pedidos de isenção deverão ser acompanhados a partir de julho de 2010, no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/inscricao. Nas demais situações, o valor da taxa de inscrição atualmente é de R$ 35,00.

    Confirmação de inscrição Todos os devidamente inscritos receberão o Manual do Inscrito, contendo as informações gerais sobre o Enem 2010, as competências e habilidades a serem avaliadas, os critérios de avaliação de desempenho dos participantes nas provas, bem como o questionário socioeconômico, com folha de respostas própria. O Manual do Inscrito será enviado, via Correios, para o endereço indicado no ato da inscrição. O inscrito no Enem 2010 deverá responder o questionário socioeconômico e entregar a folha de respostas no dia e local de realização das provas. O inscrito também irá receber um Cartão de Confirmação de Inscrição. O cartão contém o local onde será realizado o exame, o número de inscrição, a senha de acesso aos resultados individuais e a folha de leitura óptica para as respostas do questionário socioeconômico. Caso o inscrito não receba o seu Cartão de Confirmação de Inscrição até setembro, deverá entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelo telefone 0800-616161 ou acessar a página http://enem.inep.gov.br/consulta.

    PARA QUEM FEZ ENEM 2009 ,DIA 15/06 ABREM AS INSCRIÇÕES PARA PROUNI - 2º SEMESTRE/2009

    Período de inscrições para o processo seletivo do ProUni referente ao 2º semestre/2010:

    - Do dia 15/06/2010 até às 23 horas e 59 minutos do dia 19/06/2010, horário oficial de Brasília.


    CRONOGRAMA

    1ª Chamada: 21 de junho de 2010
    Período para comprovação das informações: 22/06/2010 a 02/07/2010

    2ª Chamada: 7 de julho de 2010
    Período para comprovação das informações: 08/07/2010 a 16/07/2010

    3ª Chamada: 21 de julho de 2010
    Período para comprovação das informações: 22/07/2010 a 26/07/2010

    4ª Chamada: 29 de julho de 2010
    Período para comprovação das informações: 30/07/2010 a 02/08/2010

    5ª Chamada: 5 de agosto de 2010
    Período para comprovação das informações: 06/08/2010 a 09/08/2010

    6ª Chamada: 12 de agosto de 2010
    Período para comprovação das informações: 13/08/2010 a 16/08/2010