quinta-feira, 3 de março de 2011

JBC recebe projeto SINTERO e OAB na construção da cidadania

Nova Direção da Escola João Bento da Costa - Sr. Francisco Rodrigues Lopes (Diretor) e Maria Elizabet de Lima Cândido (Vice-Diretora) receberam na data de 03/03 o projeto Sintero e OAB Cidadania que trouxe para os três turnos da Escola palestras sobre Violência Urbana e Doméstica e sobre a Aplicação da Lei Maria da Penha e ainda prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

A abertura das atividades, ocorreu pela manhã, contou com a presença da Direção da Escola João Bento da Costa, do presidente da OAB-Rondônia, Hélio Vieira da Costa, da advogada Zênia Cernov, e dos diretores do Sintero Claudir Mata (presidente), Manoel Rodrigues (Secretário-Geral), Gilka Rodrigues Machado (Secretária de Imprensa e Divulgação), Nereu Klosinski (Secretário de Assuntos Jurídicos), Ramão Zarate (Secretário de Assuntos Educacionais), Cleusa Ferreira Mendes (Secretaria de Aposentados e Assuntos Previdenciários), além dos diretores da Regional Norte Haroldo Félix e Núbia Barbosa.

A presidente do Sintero, Claudir Mata, fez um pronunciamento de abertura e destacou a importância da atividade para reforçar o aprendizado nas escolas e para ampliar os horizontes dos estudantes, além de contribuir para a formação intelectual e moral das crianças e dos adolescentes.

Ela também destacou a participação do diretor da escola, o professor Francisco Rodrigues Lopes, que além de apoiar a realização do evento, abriu as portas daquela unidade escolar e disponibilizou as instalações da quadra coberta para as palestras.

“Nos preocupamos com a qualidade do ensino, com a formação moral e intelectual, com os direitos de todos os cidadãos e cidadãs”, disse Claudir.

O presidente da Seccional de Rondônia da OAB, Dr. Hélio Vieira, disse que o convênio está disponível para qualquer escola que queira realizar as palestras. Segundo ele, é uma oportunidade importante para reforçar a orientação aos jovens, principalmente no que se refere aos seus direitos, bem como auxiliando-os a se protegerem melhor dos perigos das drogas, da violência e do contágio por doenças sexualmente transmissíveis.

A advogada Zênia Cernov fez uma palestra sobre violência e sobre a Lei Maria da Penha, destacando que a cada 15 segundos uma mulher sofre algum tipo de violência no Brasil. Segundo ela, depois de cinco anos de vigência da Lei, o número de mulheres violentadas diminuiu muito pouco. “Isso é preocupante. É preciso que as pessoas denunciem qualquer tipo de violência contra a mulher. E é preciso lutar para que os processos contra os agressores cheguem até o fim, com o julgamento e a condenação dos culpados”, disse.

O professor Ramão Zarate, Secretário de Assuntos Educacionais e coordenador do programa de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis e AIDS fez uma palestra dinâmica e, com uma linguagem jovem e acessível, repassou aos estudantes orientações de como se prevenir para não contrair tais doenças.

A direção da Escola João Bento da Costa agradece aos coordenadores do Projeto ,a comunidade escolar que participou e aos Educadores que acompanharam o corpo discente lamentando a não participação de alguns professores que ignoraram o evento,mas alerta que esse tipo de atividade fará parte do calendário escolar e espera contar com a participação de todos nos próximos que virão,pois isso é de fundamental importância na construção da cidadania da juventude presente no JBC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

escola,joaobento,interagindo,jbc